TRÂNSITO – TAMBÉM SOU RESPONSÁVEL
ARESENTAÇÃO
O presente projeto: Trânsito – Também Sou Responsável, foi desenvolvido na Escola Municipal Ludovico Antonio Egg, com a turma do 1⁰ ano do 1⁰ ciclo, no período de 2409/ a 22/10/2012. Abordou questões de trânsito, como: acidentes, sinalização, direção e álcool, excesso de velocidade, intolerância, entre outros. O desenvolvimento e execução desse projeto foi requisito avaliativo do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC e-Proinfo, e deu enfoque as contribuições das tecnologias da informação e comunicação como facilitador no processo ensino-aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
O “trânsito” faz parte dos temas transversais, com o propósito de colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, visto que o número de acidentes no trânsito e principalmente com vítimas aumentou segundo os dados do Denatran, que coloca que no Brasil mais de 40.000 pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de transito. O projeto: “Trânsito – Também sou responsável” pretende contribuir na redução dos acidentes de trânsito e auxiliar na conscientização da proteção da vida, buscar a harmonia entre pedestres e motoristas e levar a pratica de bons hábitos e atitudes adequadas no trânsito. Para conscientizar os alunos da importância de se respeitar as regras de trânsito, o presente projeto, recorrerá as tecnologias da informação e da comunicação com o intuito de ter mais subsídios para informar e formar nos futuros motoristas.
OBJETIVOS
- Conscientizar as crianças sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito. - Usar as tecnologias da informação e comunicação para despertar nos alunos a necessidade de praticar bons hábitos e atitudes adequadas no trânsito. - Mostrar, através das tecnologias da informação e comunicação, os sinais de trânsito. METODOLOGIA
O projeto foi desenvolvido no laboratório de informática e na sala de aula. No laboratório os alunos assistiram, pelo You Tube, aos vídeos: Pateta no trânsito, Super Pedestre e Minuto animado Educação no Trânsito, realizaram atividades através dos jogos educativos pelos sites: Brincando se aprende, Site de Games, também assistiram, através do PowerPoint, slides com sinalização e leis do trânsito para pedestres e motoristas. Na sala de aula foi trabalhado atividades de pintura, desenho, textos informativos, produção de texto coletivo, maquete, leitura.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação ocorreu durante todo o desenvolvimento do projeto, focando na realização das atividades, interesse e participação dos alunos, durante as atividades no Laboratório de Informática e nas atividades na sala de aula.
REFERÊNCIAS
http://www.educacaotransito.pr.gov.br http://denatran.gov.br http://www.brincandoseaprende.com.br http://sitedegames.com/ Youtube - TORNAGUI, Alberto José da Costa, PRADO, Maria Elisabette Brito e ALMEIDA, Maria Elisabeth. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC/ guia do cursista. Ed Brasília – Secretaria de Educação a Distancia. Brasília – DF, 2010, 210 p.
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