sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mídias na escola


USO DAS MÍDIAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Quando pensamos em mídia, lembramos primeiramente do computador, porém mídias são todos os recursos tecnológicos que tem a finalidade de facilitar a vida das pessoas .
As mídias na educação, se bem utilizadas, podem propiciar um aceleramento da aprendizagem, levando o aluno a construir seu próprio conhecimento.
Na escola onde trabalho, procuramos usar as mídias como aliadas para atingir os objetivos curriculares. Trabalhando no laboratório de informática com pesquisa, fixação dos conteúdos produção de texto, artes, vídeos, cálculo...
Utilizamos também a máquina fotográfica, o rádio, toca CD, DVD, televisor, jornal escrito, livros, revistas, pen drive, impressora e até mesmo o velho mimeógrafo.
Percebemos que as crianças tem muita facilidade para utilizar as novas tecnologias, como computador, celular, máquina fotográfica, muitas vezes nos ensinando como utilizar alguns recursos do aparelho. O professor deve, então, aliar essa facilidade do aluno em manusear os aparelhos com seu planejamento diário, deve ficar atento para que a pesquisa, feita pelos alunos, não fique apenas no copiar e colar, aproveitar a pesquisa para desenvolver projetos onde o aluno trabalhe mais na oralidade, fazendo com que ele apresente sua pesquisa através de miniaulas, feira de ciências, etc.
As mídias fazem parte da vida de todos, não podemos desprezá-las na escola, precisamos tirar proveito do que as mídias têm para oferecer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário